1) Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
A ______________ e o _______________ são duas correntes pedagógicas na educação dos surdos que têm embasamento na visão socioantropológica da surdez. Consideram a surdez como diferença e reconhecem o status linguístico da língua de sinais.
a. Gestualidade, comunicação total.
b. Comunicação total, bilinguismo.
c. Oralidade, comunicação gestual.
d. Pedagogia, bilinguismo.
e. Comunicação oral, gestualismo.
2) Desde a antiguidade até meados da Idade Média, os surdos foram excluídos dos processos educacionais, pois acreditava-se que, se não pudessem falar, não poderiam adaptar-se à sociedade, dessa forma, não poderiam exercer seus direitos civis e sociais. Pedro Ponce de Leon (1520-1584) foi o primeiro professor de surdos, utilizava o alfabeto manual para a leitura, escrita e aprendizado da língua oral. Muitos teóricos opunham-se ao uso dos sinais, justificando que o mesmo atrapalhava o desenvolvimento do surdo. Este pensamento está ancorado na filosofia:
a. Gestualista.
b. Bilinguista.
c. Comunicativa.
d. Oralista.
e. Antropológica.
3) Mesmo após a proibição do uso da língua de sinais no congresso de Milão em 1880, a língua de sinais nunca deixou de existir. Ao contrário, mesmo na clandestinidade e banida dos espaços educacionais, ela continuou crescendo e se fortalecendo. Em 1965, os estudos de Stokoe comprovaram o valor linguístico da língua de sinais, o que resultou em novas propostas e metodologias de educação para os surdos. A metodologia que faz uso de sinais, leitura labial, expressão facial e corporal, alfabeto manual e recursos visuais como apoio para a aquisição da língua escrita é conhecida por:
a. Método oralista.
b. Método comunicação total.
c. Método interativo.
d. Método gestualista.
e. Método bilinguismo.
4) O contexto escolar tem algumas especificidades. Considerando a importância do profissional intérprete de Libras para a inclusão do surdo nos diversos níveis educacionais, quais são os requisitos básicos para este profissional?
a.Conhecimento sobre a surdez, domínio da língua de sinais, bom nível de cultura.
b. Conhecimento sobre o professor, conhecimento da matéria, conhecimento da cultura.
c. Conhecimento de língua oral auditiva, conhecimento de texto, conhecimento sobre a surdez.
d. Conhecimento da matéria, conhecimento de texto, conhecimento matemático.
e. Conhecimento sobre a cultura, conhecimento sobre ciências, conhecimento sobre a língua oral.
5)
b. Garantir a formação do professor em Libras e auxílio ao aluno surdo devido à sua inferioridade linguística.
c. Garantir o acesso ao currículo e aos processos seletivos, levando em consideração sua especificidade linguística.
d. Prover as escolas com profissionais capacitados para o atendimento em braile e acesso à prova do Enem.
e. Garantir a formação do intérprete em serviço e acesso do professor para a correção das avaliações.
6) Os estudos linguísticos e a evolução do pensamento sobre a pessoa surda e a surdez, trouxeram para a Libras um valor linguístico e histórico-cultural. A comunidade surda se fortaleceu e começou a exigir seus direitos de participação social. Semelhante às línguas orais, a língua de sinais possui parâmetros para a formação do sinal, é complexa e abarca todas as áreas de estudo da linguística, que são:
a. Gestualismo, sintaxe, morfologia e sentido.
b. Comunicação total, fonologia, alfabeto manual e gestos.
c. Morfologia, bilinguismo, oralismo e gestualismo.
d. Semântica, quirema, comunicação gestual e bilinguismo.
e. Fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
7) Lopes (2012), em seu estudo sobre a inclusão escolar de alunos surdos nas instituições de ensino regular afirma que, atualmente, a política de inclusão de alunos com necessidades especiais educacionais vem tomando grande proporção no Brasil. Diante desta realidade, para atender esta camada específica da sociedade que se encontra no interior da escola, o professor necessita realizar mudanças em suas práticas pedagógicas, a fim de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno surdo, enfatizando-se, de acordo com a proposta bilíngue, a língua de sinais. É correto afirmar que a metodologia bilíngue consiste em:
a. A criança aprender primeiro a língua de sinais e depois a língua portuguesa na modalidade escrita.
b. A criança aprender a língua oral para sinalizar melhor.
c. A criança fazer um tratamento fonoaudiológico para ouvir e falar.
d. A criança aprender primeiro a língua escrita e depois a oral devido à falta de audição.
e. A criança aprender a língua oral e escrita concomitantemente para assim poder se comunicar e interagir na sociedade de forma eficaz.
8)
a. Filho(a)-solteiro(a)-mulher.
b. Solteiro(a)-mulher-homem.
c. Casado(a)-filho(a)-mulher.
d. Homem-solteiro(a)-filho(a).
e. Homem-casado(a)-filho(a).
a.Bom dia. b.Galeto. c.Bonito. d.Bonita. e.Criativa. | |
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